bacharelando
Curso de Engenharia Ambiental
Claunita Novais Alves
Leonardo Gesteira
Luana Dias
Thamires Silva
Mariângela Amorim
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
Vitoria da Conquista - BA
2013
Claunita Novais Alves
Leonardo Gesteira
Luana Dias
Thamires Silva
Mariângela Amorim
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANLÍTICA
Relatório da aula prática, referente à segunda aula do laboratório de Química, apresentado a Professora Adenilde Souza, como requisito parcial da disciplina de Química Analítica, do terceiro semestre do curso de Engenharia Ambiental.
Vitoria da Conquista - BA
2013
INTRODUÇÃO
Quando atingem as certas reações químicas é imprescindível que o pH do meio não se afaste muito de um dado valor. Este efeito pode ser alcançado com as chamadas soluções tampão. Os sistemas tampões é uma designação traduzida do inglês “buffer”, cujadefinição é amortecedor, são soluções que tem a consequência de manter o pH do meio aproximadamente constante quando nele são adicionados íons H+ou OH-.
As soluções tampões também são de extremovalor nas indústrias químicas, para a efetivação das titulações. Écomposto por um ácido fraco na presença do sua respectiva base. Sua solução ocorre de um par ácido fraco/base conjugado que resiste asmudanças no pH quando pequenas quantidades de ácidos ou bases lhe são acrescentadas ou quando ocorre diluição, logo, entende-se por solução tampão aquela que não apresenta alteração quando em contato com soluções básicas e ácidas. Os químicos empregam tampões toda vez que precisamconservar o pH de uma solução em um nível constante e pré-determinado.
Quando uma base forte como NaOH é adicionado num sistema tampão do ácido acético ocorrem as seguintes reações:
CH3COOH + H2O CH3COO + H3O+
CH3COO- + H2O CH3COOH + OH-
Nesta o íon acetato é a base conjugada da reação.
Na adição de uma base a solução tampão, há uma maior dissociação do ácido fraco para