Ética profissional
Entendesse Ética Profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser colocadas em prática no exercício de qualquer profissão, agindo no desempenho de suas atividades e fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão. Ela estuda e regula o relacionamento de todas as profissões com seus clientes internos externos, visando à nobreza do ser humano e a construção do bem-estar no ambiente de trabalho.
Ocorre às vezes das profissões apresentarem a ética estabilizada em questões relevantes que ultrapassam a área profissional. Essas questões morais que se apresentam em nosso cotidiano como problemas, nos proporcionam uma maior reflexão sobre a ética moral de uma forma geral, envolvendo-se assim na moralidade de qualquer atividade profissional. Sua importância é bastante demonstrada na vida profissional, onde cada profissional possui responsabilidades individuais e sociais, envolvendo indivíduos que dela se beneficiam.
A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana envolve o fazer e o agir, pois estão interligados. O primeiro refere-se à competência e eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. Já o segundo é referente à conduta do profissional, o conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão. Essas atitudes demonstram o forte conteúdo ético presente no exercício profissional e sua importância na formação de recursos humanos.
Individualismo Sobre a Ética
A tendência do ser humano é a de defender primeiramente seus interesses próprios. Quando esses interesses são de natureza pouco recomendável podem ocorrer problemas. O individuo quando apenas se preocupa com seu eu e com benefícios que agreguem resultados apenas consigo mesmo, possui geralmente menor consciência de grupo. Por outro lado quando ele realiza algo com amor a terceiros e tendo como consciência o coletivo, passa a existir o lado social do ser