Ética no Esporte
Curso de Educação Física - N. 8, JAN/JUN 2010
ÉTICA NO ESPORTE, NA GUERRA E NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Christiana Pereira de Barros1
Luiz Fernando de Sousa Silva1
Tiago de Souza Costa1
Sônia Cupertino de Jesus2
RESUMO
O presente trabalho aborda como temática a ética, o esporte e a guerra, e, principalmente, o papel do Educador Físico perante esses temas, expondo a relação intrínseca existente entre eles, as condutas éticas em cada um, além da preparação e intervenção do profissional acerca do assunto, possibilitando ao mesmo atuar com competência, responsabilidade e honestidade na educação de crianças, jovens e adultos. Sua produção está relacionada à necessidade de tornar público, tanto para os profissionais da área de Educação Física e para as pessoas que usufruem dos seus serviços, quanto para toda a sociedade, a importância de nortear o exercício da profissão pela Ética, valorizando a identidade do Educador Físico. Para tornar possível este artigo, e fazê-lo como uma atividade voltada para a solução de problemas, utilizando métodos para investigação e análise de soluções, além de buscar algo “novo” como conhecimento, assim como Padúa (1989) defende ser uma pesquisa. Utilizamos como recurso um Referencial Teórico específico, produzido pelos órgãos reguladores da Educação Física, e estudos dos temas relevantes para a produção deste empreendimento científico, como o esporte e a guerra, para alcançarmos uma análise ideal acerca da relação entre Educação Física e Ética.
Observações baseadas em experiências vivenciadas pelos autores, antes e durante o processo de formação acadêmico-profissional, também foram utilizadas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Ética. Profissão. Preparação. Intervenção.
1
Acadêmicos dos Cursos de Educação Física da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora/MG. chris.nut@hotmail.com , luizfernando-ss@hotmail.com ,