Etica e Esporte
Uma das Grandes lições que o esporte deixa nas pessoas é a ética, Se ensinado de forma correta, o esporte pode formar na pessoa, desde criança, conceitos fundamentais de que é preciso ser honesto e de que nem sempre você sairá vitorioso na vida. Esse é um atributo presente no esporte desde o principio mas que, ultimamente, vem sendo pessimamente trabalhado pelo que deve ser exemplo para os outros, que é o esporte de alto rendimento profissional.
Imagine esplicar para uma criança de cinco anos de idade, que ja entende minimamente a dinâmica do jogo, que é errado o árbitro punir o clube que,deliberadamente, o enganou e que, dessa forma levaria vantagem de forma ilegal.
Fica dificil até de explicar, mas podemos resumir tudo pela questão da ética.
Hoje a sociedade é tomada pelo conceito de que os fins justificam os meios. É o exemplo político de que não interessa com quem eu faço a aliança, desde que eu vença as eleições.
.O esporte tem como grande virtude ser um formador de caráter nas pessoas. O esporte de alto rendimento é o ponto mais alto disso tudo, sendo ele a síntese do que deve ser a vida das pessoas. Um jogo, em que os mais bem preparados vencem, e não os trapaceiros. A veneração à “malandragem'' do jogador brasileiro é o que há de mais absurdo dentro do que queremos ensinar como conceito para as gerações futuras.
A ética esportiva
O atleta passa a sua vida profissional tentando se superar, ganhar notoriedade alcançando bons resultados com o objetivo de ganhar títulos e, principalmente, arrumar bons patrocínios.
Infelizmente, alguns atletas na ânsia de atingirem essa meta, acabam passando o limite da ética.
O grande problema é que alguns atletas, por falta de orientação, acabam sendo punidos e taxados como antiéticos sem ao menos saberem o que está acontecendo.
Neste caso podemos citar alguns exemplos: Como o da Ginasta Daiane dos