O que são tomadas e interruptores
Tomadas
As tomadas são os meios nos quais a energia elétrica é distribuída dentro do imóvel para que sejam ligados aparelhos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros dispositivos elétricos que é uma pessoa possa ter dentro de sua casa. As tomadas podem ser de 110 ou 220 volts dependendo da necessidade e do aparelho que você pretende ligar ali. Alguns equipamentos exigem obrigatoriamente o uso de tomadas 220 como é o caso do ar condicionado e outros aparelhos elétricos. Na região sudeste do Brasil é comum usarmos as tomadas 110 para quase toda a casa e usar 220 em situações específicas.
Interruptores
Os interruptores são pontos de contato para ativação de lâmpadas dentro do imóvel, através dele que é possível acender e apagar as luzes e, portanto vale muito o posicionamento que eles têm dentro de cada cômodo, sendo o mais comum a sua colocação na entrada do cômodo ou em um local de fácil acesso para que seja ativado e desativado uma lâmpada com facilidade por qualquer pessoa. Uma característica das tomadas e interruptores é o aproveitamento do ponto de energia e neste caso é comum colocar tomadas e interruptores juntos, isto quando não se coloca tomadas duplas ou interruptores duplos para permitir o aproveitamento do ponto de acesso de energia elétrica naquele local.
Tipos de tomadas
Tipo A
A - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de barras metálicas achatadas. Não possui conexão para fio terra. Em alguns modelos, uma das fendas é mais larga do que as outras (indicado em vermelho no desenho); esta característica permite que plugs com uma das barras achatadas mais larga do que a outra sejam encaixados sempre do mesmo lado. Este tipo de tomada é padronizado em alguns países para instalações elétricas com dois fios, fase (energizado) e neutro (não energizado), permitindo manter esta diferenciação no aparelho a ser conectado à tomada.
Tipo B
B - este tipo de tomada prevê plugs com conectores na forma de