Resumo Sociologia
A sociologia é uma ciência, como toda e qualquer outra, que apresenta um método de investigação e análise baseado em princípios lógicos e racionais, além de constitui um conjunto de conclusões coerentes sobre a realidade social com base nos fatos e nas peculiaridades dos fenômenos sociais. Ela busca uma na abordagem científica da realidade.
A diferença das demais é que a maneira que os fenômenos sociais são compreendidos é diversa da compreensão dos fenômenos naturais.
A abordagem sociológica distancia-se do senso comum, já que se distancia das opiniões e experiências vividas pelos seres humanos. Essa abordagem utiliza argumentos racionais construídos a partir da criação de leis científicas para os fatos e fenômenos sociais. Porém, vale resaltar que essas leis não são normativas, ou seja, não se trata de leis que indicam como os seres humanos devem agir, e sim leis que relatam como eles agem.
Quando conhecemos a cultura de um povo, entendemos seus atos em relação à natureza.
Apesar de a sociologia estudar os conflitos sociais, apresentando explicações e teorias, e ser denominada como intervenção social, ela não constitui em um programa de mudanças na sociedade, como também não podemos transformar suas contribuições em uma “receita” para acabar com os conflitos de alguma sociedade, porém ela orienta mostrando soluções.
Nascimento da sociologia:
Revolução industrial e francesa abalaram as estruturas da Europa, logo mudaram as concepções e práticas da vida social, econômica, filosófica e política.
A sociologia nasceu de uma época de grandes revoluções
Sistema social marcado pelas desigualdades sociais (Burguesia e proletariado)
O individuo começou a fazer parte da discussão