Ética nas Relaçoes
Mateus Lopes Pinheiro Mat.: 20141015010123 Período: S1
Profº Gieleno Gomes disc.: Ética
Denotação
Altruísmo - Amor ao próximo; abnegação, filantropia.
Genocídio - Consiste no emprego deliberado da força, visando ao extermínio ou à desintegração de grupos humanos, por motivos raciais, religiosos, políticos etc.
Intersubjetiva - Que se dá entre dois ou mais sujeitos humanos; comum a vários deles.
Conseguinte - Que causa uma consequência ou é produzido a partir desta; que pode ser consequente; por consequência; portanto.
Interpretação do texto
A autora aborda temas sociais polêmicos, presenciados em sua maioria no cotidiano, como violência, assassinatos, tráfico e consumo de drogas,etc, e outros não tão comuns, como aborto, genocídio, etc. Sempre visando a atuação do senso moral na conduta e na tomada de decisão, a fim de questionar o que deve ser feito, o que pode ser o bem e o que pode ser o mal, se o bem é o que deve ser feito ou não, fazendo uso da consciência moral. Ela interpreta o comportamento humano nas diversas situações e define os valores positivos e negativos que devem respeitar e desejar ou detestar e desprezar, o ato de avaliar coisas, pessoas, ações, experiênciass, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito intenções e decisões como bons ou maus é chamado de juizos de valor, quando esse juízo é definido, simultaneamente, são erguidos os valores positivos como barreiras éticas contra a violência .
Ela também aborda a ética e evidencia que em seu centro, encontra-se o problema da violência, que é percebida como o exercício da força e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa contrária aos seus interesses, e os meios para evitá-la e controlá-la.
Visto tudo isso, chega-se a conclusão que para que haja conduta ética é preciso q haja o agente consciente, aquele que conheça a diferença entre o bem e o mal, certo e errado, permitido e