Etíca nas relações
Os valores éticos claramente identificados constituem uma valiosa ferramenta para que o líder e os funcionários tomem as decisões necessárias de acordo com as metas e valores da empresa. A declaração de valores da empresa deve refletir a sua forma de agir frente ao mercado e clientes internos. Ao mencionar ética no trabalho as pessoas geralmente falam a honestidade, o compromisso, a lealdade, a solidariedade, a integridade e o respeito ao próximo.
Nesses tempos de globalização e reestruturação competitiva, as empresas que se preocupam com a ética conseguem converter suas preocupações em praticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também resultados compensadores em seus negócios.
Nas empresas, as pessoas conscientes do esforço ético têm maior probabilidade de tomar decisões corretas, sendo certo que, ao tomá-las estarão crescendo na virtude almejada. Decorre daí a ética ser uma ciência também ética, e as virtudes, o resultado de ações repetidas no intuito de solucionar os dilemas.
A organização necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética, os valores e convicções primários da empresa tornem-se parte da cultura da organização. Para que se mantenha o alto nível ético, resultado de cada trabalhador pode ser útil implementar um sistema de monitoramento e controle do ambiente interno e externo da organização.
Esse sistema denominado por alguns de Auditoria Ética visa o cumprimento das normas éticas do código de conduta, certificando que houve aplicação das políticas especificas, sua clareza e compreensão por todos os funcionários.
A visão ética gera uma visão de perspectiva que provoca um natural desejo de antecipar-se, de ter iniciativas para atender as necessidades da empresa e das pessoas que nela convivem como fruto de sua sensibilidade ética.