Fichamento behaviorismo
DIREITO- PITUAÇU
SILVANA MARIA
BOCK, Ana mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Aria de Lourdes Trassi. A Psicanálise. In: Psicologias Uma introdução ao estudo de psicologia 13ªed. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. Cap. 3, P. 46-57.
O BEHAVIORISMO
O ESTUDO DO COMPORTAMENTO
“Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos e que tivesse a capacidade de prever e controlar. (p. 46)
“O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações do indivíduo entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente(as estimulações). Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos "resposta" e "estímulo" para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que integram com o sujeito. Para explicar a adoção desses termos, duas razões podem ser apontadas: uma metodológica e outra histórica.” (p. 47)
A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
“Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo radical, termo cunhado pelo próprio Skiner, em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do comportamento (que ele se propôs defender) por meio da análise experimental do comportamento. A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante. Para desenvolver este conceito, retrocederemos um pouco na história do Behaviorismo introduzindo as noções de comportamento reflexo ou respondente, para então chegarmos ao comportamento operante.” (p. 47)
O COMPORTAMENTO RESPONDENTE
“O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de "não-voluntário" e inclui as respostas que são eliciadas ("produzidas") por estímulos antecedentes do ambiente.” (p. 48)
“Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta (ambientesujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de