Relações éticas
IFPE – Campus Recife
Curso: Eletrotécnica VI – Tarde
Professor(a): Gênova
Conteúdo: “Brasil: perspectivas e regionalização”
Aluno: Lucas Gabriel Bezerra de Souza
Data: 25/07/2014
Os complexos regionais brasileiros Os complexos regionais brasileiros são divididos em três regiões, Amazônia, Centro-sul e Nordeste.
- Região Geoeconômica da Amazônia: cobre toda a região norte do país, cerca de 60% do país, sendo distribuído entre oito estados. Possui relevo variado, sendo composto por fragmentos de planalto e possui baixa altitude devido a presença das bacias fluviais do Amazonas e do Araguaia. O clima da região é característico pela grande quantidade de chuva durante todo o ano, com estações bem definidas e temperatura média de 25°C. A vegetação é dominada pela floresta amazônica, que possui espécies bastante diversificadas e influenciadas pelo clima da região, além de ser densamente concentrada, dificultando a passagem de iluminação e dando característica úmida ao clima. A população da região se concentra nas cidades de Belém e Manaus, mesmo possuindo o menor número de habitantes do país. Estes habitantes têm como base da economia o extrativismo animal, mineral e vegetal, além de possuir agropecuária em algumas regiões e ainda haver a presença de algumas multinacionais na região.
- Região Geoeconômica do Centro-sul: o relevo da região centro-sul é o mais acidentado, predominando as zonas de elevadas altitudes e cadeias montanhosas, mas vale ressaltar que os dois pontos mais altos do país encontram-se na Amazônia. Predominam-se, assim, as regiões serranas e os planaltos. Destaque para a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. Os três principais tipos climáticos são o tropical, o tropical úmido e o subtropical. Porém, a variabilidade climática é acentuada, em virtude de vários fatores que influenciam o clima nos mais diversos pontos, como a maritimidade, a altitude, as variações de latitude, entre