Projeto maternal 3
Justificativa
Trabalhamos com crianças de Educação Infantil, que necessitam brincar, criar e imaginar. Atualmente elas passam grande parte do tempo na escola e, além disso, possuem variados brinquedos eletrônicos, cheios de botões, e que não favorecem a interação com as pessoas, pois com eles, na maioria das vezes, brincam sozinhas. Quando brincam, as crianças recriam a realidade, imaginam e se divertem em um universo infantil; podem desejar, imaginar e vivenciar situações que satisfaçam suas necessidades. Vygotsky assinalou que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar/ resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia. Portanto, a escola tem um papel fundamental neste processo; deve oportunizar momentos em que as crianças brinquem, e se possível, em meio a um ambiente estimulante e cultural .
O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, que é considerado o mais importante autor de literatura infantil no Brasil, atravessou gerações e é uma das obras mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira, pois possibilita esta mágica infantil. Quem conhece as histórias do sítio não precisa de brinquedos caros para se divertir e criar.
Monteiro Lobato escreveu livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias variadas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Picapau Amarelo.
Estratégias Gerais
As crianças vivenciarão experiências pedagógicas voltadas ao tema que instigarão a busca por informações e levarão todas a pensar sobre as histórias e, assim, construir conhecimentos. Todos os alunos desenvolverão, por meio do tema, as capacidades previstas para cada faixa etária em todas as áreas do