Consultoria
RELATÓRIO INDIVIDUAL – WESLLEY SANTOS
APÊNDICE: Análise de resultado da aplicação do mix de receita no resultado econômico e financeiro do projeto.
Foi tomada por base a estrutura do projeto do berçário Arco Íris depois de identificado a necessidade de se verificar a possibilidade de outras fontes de geração de receita, que mesmo pequena, contribui para o melhor resultado econômico e financeiro do projeto.
Trata-se também de uma análise mais próxima do dia a dia de um berçário do ponto de vista econômico e financeiro.
A análise a ser apresentada refere-se ao primeiro ano de atividade do projeto, já os demais anos apenas serão ajustados às receitas e os custos mediante projeção da quantidade de aluno por faixa etária, as demais variáveis seguirão a proporcionalidade já definida no âmbito do projeto.
1 - COMPOSIÇÃO DA RECEITA
Como dito, no dia a dia dos berçários as turmas de bebês são divididas de acordo com a idade e os ambientes são adequados às necessidades pedagógicas, consequentemente o valor das mensalidades é diferenciado uma das outras.
A mensalidade é a principal fonte de recurso financeiro que o berçário tem, entretanto, esta pode sofrer variações inesperadas; seja por inadimplência ou entrada e saída de bebês repentinamente por diversos motivos.
Os motivos mais comuns que provocam a saída dos bebês dos berçários são: a não adaptação, a não confiabilidade dos pais, a falta de segurança, higiene ou quando os pais encontram um substituto confiável (babás e avós) para apenas dar os cuidados com a alimentação e higiene ao bebê, desprezando a possibilidade do desenvolvimento psicomotor e pedagógico.
Desta forma os berçários buscam de alguma forma gerar novas fontes de receita que permitam incrementar as possibilidades de interação dos pais com o berçário e dos bebês com o ambiente.
Sem aprofundar no detalhe das possíveis receitas, o Quadro 1 demonstra a divisão das receitas de acordo com a idade dos bebês:
Quadro 1: Demonstrativo da