Ética nas organizações
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ética nas atividades organizacionais. A ética nas organizações destina-se a todas as pessoas que trabalham na área empresarial, a fim de agir de forma correta e honesta diante dos fatos ocorridos na empresa. Ao adotar uma postura ética, as empresas alocam um diferencial relevante, garantindo assim credibilidade no mercado competitivo.
PALAVRA-CHAVE:
Ética, Organização,
INTRODUÇÃO:
A falta de ética na sociedade contemporânea esta cada dia mais freqüente, as pessoas então deixando de lado crenças e valores que são relevantes, a fim de praticarem ações antiéticas, seja no meio religioso, esportivo, político e outros.
As organizações têm um grande papel na sociedade e precisam adotar posturas éticas, a fim de desenvolver melhores produtos e serviços para os consumidores se quiserem permanecer firmes no mercado.
DESENVOLVIMENTO:
Segundo SANCHEZ(2001, p.23) " A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano."
A moral e a ética apesar de andarem juntas, são duas coisas diferentes, pois a moral é os valores e costumes de uma sociedade em determinada época e a ética é a postura tomada diante dos costumes de cada região.
As empresas que possuem um clima ético possuem também uma forte liderança empresarial, haja vista que ao desenvolver a sensibilidade ética, fica mais fácil tomar decisões de como agir diante de varias situações.
Quando uma empresa adota uma postura ética, sua perspectiva de sucesso é maior, pois a organização conquista respeito e confiança dos colaboradores, clientes, fornecedores e outros. Os interesses éticos de uma organização podem se diferenciar de acordo com a cultura organizacional, tipo de negócio e o tamanho da empresa.
É de suma importância que o gestor de pessoal ao realizar a seleção de pessoas para contratação,