Ética na Gestão pública
Este trabalho tem o objetivo de analisar os aspectos éticos presente na rotina da Instituição ABCD levando em consideração o quadro funcional, que no presente momento, os profissionais terceirizados são em maior número. A pesquisa teve como base a “Ética profissional”. Foi realizado levantamento dos números de funcionários públicos e terceirizados, com a finalidade de verificar como a Instituição prepara o quadro funcional para atender a questão da ética na governança pública. Com estes dados, verificou-se que a quantidade de servidores é insuficiente para atender as demandas da instituição, na sua missão que é a Metrologia Legal. Verificou-se também que as ações para formação destes profissionais para um bom atendimento dos princípios básicos que regem a administração pública são as mesmas disposições do código de ética dos servidores públicos, sendo que aplicam-se a todos os seus servidores públicos, assim entendidos aqueles que por força da lei, prestem serviços permanente, temporário ou excepcionalmente, ainda que não remunerados, compreendidas assim em seus comportamentos e atitudes, disseminando as melhores práticas de governança pública e a qualidade do atendimento.
Palavras-chave: Ètica profissional. Terceirização. Governança pública.
1 INTRODUÇÃO
A evolução da administração pública como ciência, trouxe para as organizações a preocupação e a importância do comportamento humano no trabalho. Os serviços públicos executados com zelo e de dentro dos padrões éticos, inspiram a confiança pública. Para que se atenda de maneira satisfatória a grande demanda da sociedade, cada vez mais as organizações públicas estão terceirizando áreas de apoio para o atendimento da sua missão, sendo a falta de concursos públicos o grande responsável por este cenário.
A proposta deste trabalho é analisar a aplicação da ética profissional e comportamento pessoal no ambiente da Instituição pública ABCD, como se dá o comprometimento dos profissionais