Ética nas licitações
RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar a postura ética de um administrador público, a importância e a preocupação em ser ético, o comportamento dos gestores diante das licitações, a importância do código de ética da administração pública, os princípios que devem ser seguidos e como a sociedade, vem se comportando perante esse assunto. A consulta teve como base, fatos reais tirados de várias fontes, experiência de longos anos como servidora pública na mesma área e o ponto de vista como cidadã brasileira. Com estas informações, foi possível chegar a conclusão de que as normas, os conceitos, os códigos, são elaborados para serem cumpridos, porém, muitas vezes não é esse o entendimento. O maior problema encontrado pelas auditorias é a impunidade. As informações repassadas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas quando chegam a instâncias jurídicas, liberam os responsáveis (gestores), por meios de recursos previstos na legislação, mas que ainda assim é possível transformar a não brasileira.
Palavras-chave: Ética. Licitação. Código de Ética.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema a postura ética do administrador público nas contratações públicas. Além disso, demonstrar aos leitores a importância de ser ético, de se ter comportamento ético e honrado, diferente do que não raramente acabamos por ver nos mais diversos segmentos de nossa sociedade, tão conturbada.
Não importa se o ser “ético” é uma questão de sobrevivência, se os momentos em que vivemos são tão tensos e difíceis que nos remetem a situações diversas, o importante é que cada cidadão cumpra o seu dever na sociedade. E este dever tem que ser do bem, para o bem da coletividade. Não poderia ser diferente com aquele que guarda, utiliza, gerencia o dinheiro público. A postura de um gestor público deve ser proba, honesta, honrada, na medida em que o mesmo atua no interesse da sociedade e tem como