Ética e
Ética e Relações humanas no trabalho
Tutor presencial: Daíra Cabral
Professor tutor à distância: Rejane Moreira
Componentes do Grupo:
RA: 326299 – Luana Gomes Barbosa (Luana-comercial@hotmail.com)
RA: 288706 - Lisiane Garroni (lgarroni@hotmail.com)
RA: 291622 - Tamara Figueiredo (thazinha.figueiredo@hotmail.com)
RA:286653 -Susana De oliveira (suzzy.duarte.popstar@hotmail.com)
Introdução:
O objetivo do trabalho é entender conceitos aplicados à gestão estratégica e à ética nas empresas.
A ética pode-se dize que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, é buscar ser feliz.
A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.
Há muitas formas não éticas de agir nas organizações, como, de resto, na vida em geral.Pode fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar ou subestimar circunstâncias e situações, reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade.
Num país onde a cada dia surgem novos impostos, onde encontra-se intrínseco na cultura dos colaboradores o "jeitinhos brasileiro ", cabe aos gestores a missão de tornar suas empresas éticas, e que ganhar sempre não é o melhor