Ética na fisioterapia
- Conceitos de Fisioterapia:
Ciência da saúde que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Definição de fisioterapeuta: Profissional da área da saúde, com formação acadêmica superior, habitado á construção do diagnóstico de distúrbios cinéticos funcionais, prescrição de condutas, coordenação e indução do paciente, acompanhamento da evolução do quadro e alta.
Objetivos: Preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgão, sistema e função, utilizando recursos terapêuticos tendo como objetivo a qualidade de vida.
Principais bases: Prevenção, reabilitação, reintegridade social, educacional e profissional.
- História do Homem e a fisioterapia:
Na antiguidade entre (4000 A.C e 395 D.C) havia uma preocupação em eliminar doenças através de agentes físicos (sol, luz, água e eletricidade) massagens e exercícios físicos. Os médicos já utilizavam a forma de eletroterapia com peixes elétricos em tratamento de outras doenças.
Na idade média era caracterizada em ordem social estabelecida no plano divino, época da lacuna na evolução de estudos. Desenvolveu-se portanto nessa época uma fisioterapia destinada a outros fins que não o curativo e sim o incremento da potência física.
Após este período surge o renascimento, foi um momento de crescimento cientifico e literário houve a retomada dos estudos onde não se destinava apenas na concepção curativa, mas também a manutenção do estado normal existe em indivíduos sãos.
Entre os séculos XVIII e XIX ocorre a industrialização momento caracterizado por um avanço na utilização de maquinas e uma transformação social determinada pela produção em grande escala. Houve o desenvolvimento das cidades que surgiram condições sanitárias precárias e condições alimentarias insatisfatórias o que ocasionaram novas doenças. Com o surgimento de