ética na fisioterapia
Resposta:
O princípio da autonomia para o paciente/cliente/usuário refere-se à autodeterminação do poder de decidir sobre si mesmo. Não está limitado ao poder do profissional ou do cliente. Estabelece que os dois possuam o direito e dever de refletir e agir sob seu ponto de vista, plano de vida ou crença na tomada de decisões frente ao dilema. Para isso, profissional e cliente devem estar cientes das práticas existentes, das que serão adotadas e seus possíveis riscos. Implica que todos os indivíduos devem ser tratados como agentes autônomos e as pessoas com autonomia diminuída devem ser protegidas de qualquer forma de abuso.
O princípio da autonomia para o profissional fisioterapeuta refere-se que a autonomia ainda é muito limitada pois quem determina o números de sessões é o médico, pois o fisioterapeuta fica muitas vezes limitado podendo exercer sua autonomia somente ao que diz respeito a técnica e conduta.
2) O que significa o Princípio da NÃO- MALEFICIÊNCIA. Relacione com a prática profissional do Fisioterapeuta. (0,5)
Resposta:
O princípio de não maleficência implica no dever de não fazer qualquer mal para os clientes, de não causar danos ou colocá-los em risco a partir da avaliação profissional sobre sua técnica e modo de execução.
Fazendo uma relação com á pratica do Fisioterapeuta podemos dizer que não praticar ações ou atos que causem danos. Como citado na revista "não basta preocupar-se somente com a beneficiência deve-se pensar na não-maleficiência que seria fazer uma criança chorar, obriga - lá a fazer determinado tratamento."
3) O que significa o Princípio da BENEFICIÊNCIA. Relacione com a prática profissional do Fisioterapeuta. (0,5)
Resposta:
O princípio da beneficência está relacionado com o dever de ajudar aos outros e procurar o bem estar dos pacientes, de fazer