Ética aplicada a fisioterapia
ÉTICA APLICADA A FISIOTERAPIA
Fisioterapia: 2° Bimestre (T: A)
Disciplina: Ética
Prof:
Rio Grande
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostraremos os aspectos éticos e morais da Fisioterapia, o que nos levará a conhecer melhor nossos direitos e deveres como profissionais, assim como dos pacientes.
Mostrando a importância de ser um profissional dedicado, respeitando ao seus companheiros e pacientes. Com base no código de ética da Fisioterapia.
Declaramos o juramento em que o primeiro passo determinou, no juramento vemos os princípios morais ao jurar por Deus e pela família, na qual iremos dedicar a honrar e respeitar a vida, sendo atos que aprenderemos durante toda a nossa formação. O que contribuirá para que possamos sempre dar o nosso melhor, fornecendo o melhor tratamento possível para os nossos pacientes, recuperando e preservando a vida. E tendo sendo como princípio, jamais permitir ou atentar colocar em risco a integridade mental, física ou social do ser humano, pois isso faz parte do código de Ética da Fisioterapia. Assistimos também aos vídeos propostos pelo segundo passo.
Analisando o caso pode-se ver que o erro se deu desde o começo, quando o Senhor não teve o tratamento adequado, devido à deficiência de nosso serviço de saúde, deixando-o no corredor do hospital sem atendimento, o que não seria necessário se houvesse um acompanhamento, já que haviam dois pacientes que poderiam ser liberados, assim desocupando dois leitos. Outro erro foi que ele ficou internado durante um mês sem qualquer acompanhamento fisioterapêutico, porque não haviam encontrado a sua família, mesmo o Chefe de Fisioterapia do hospital tendo solicitado. Como está escrito no Código de Ética de Fisioterapia e Deontologia no 6º Parágrafo, Artigo 6º “- O fisioterapeuta protege o cliente/paciente/usuário e a instituição/programa em que trabalha contra danos decorrentes