Ética em marketing
A ética em marketing é um aspecto do comportamento dessas mesmas partes, sendo que o seu relacionamento vai muito para além de formalidades legais. E portanto, atender aos desejos do consumidor é uma grande vantagem competitiva, que actualmente só é conseguida agregando valores ao produto. E quando uma empresa é percebida como de boa conduta ética, os consumidores retribuem as mesmas atitudes positivas.
Apesar de tudo, existem alguns conflitos éticos que ocorrem inevitávelmente nas organizações, sendo eles entre a indústria e a sociedade, e quando existe desacordo entre os valores pessoais de um profissional de marketing e as empresas. Para os profissionais de marketing é muito frequente surgirem dilemas éticos, que normalmente se relacionam com o benefício da empresa em detrimento do cliente. Por vezes uma decisão ética pode trazer prejuízos a uma empresa temporariamente, podendo até torná-la menos competitiva.
Assim, a aplicação do marketing encontra-se devidamente regulamentada por associações profissionais como a American Marketing Association (AMA), que se têm focado nas práticas éticas em marketing. As principais directrizes dessa regulamentação relacionam-se com a responsabilidade do profissional de marketing, honestidade e retidão, direitos e deveres na prática de marketing, e relações organizacionais.
A ética no produto, assume também um papel de destaque no que toca à qualidade dos produtos ou serviçoes ofertados. Já no caso da pesquisa de marketing, alguns conflitos éticos podem surgir quando ocorrem coletas de informações dos consumidores – para muitos isso pode ser visto como invasão de privacidade. Na promoção e pricing os conflitos éticos