ETICA NO MARKETING
DEVEMOS PRATICAR ÉTICA NOS NEGÓCIOS
RESUMO
Este ensaio, sobre a ética no marketing parte do pressuposto que a mesma não existe se ela não estiver inserida na ética dos negócios. Não pode ser entendida e definida como uma área de estudo acadêmica de forma desvinculada da ética dos negócios.
Falarmos de ética no marketing pressupõe que exista sólido conhecimento do que é marketing, dessa forma suas definições, conceitos, abrangência e limitações são detalhadas para amplo conhecimento.
A ética no marketing está inserida na dos negócios, uma vez que um plano de marketing está atrelado e em consonância com o plano estratégico da empresa, e a postura ética empresarial está definida explicita ou implicitamente na missão organizacional.
Palavras-chave: marketing; ética; ética no marketing; ética nos negócios.
1 - INTRODUÇÃO
O segredo da publicidade é tornar necessário o supérfluo. E o grande drama das pessoas, hoje, não é ter ou não um trabalho, mas como se inserir no mercado. Precisam estar no mercado[...] Não podem levar em conta conotações éticas, elaborar um planejamento de inclusão das maiorias, um projeto a longo prazo. (FREI BETTO,
2001)
O marketing é uma das ferramentas da administração de empresas e dos negócios, e é fortemente conhecido e aplicado, na maioria das vezes, em processos de troca, com o fim de lucro. E hoje, está cada vez mais sendo aplicado em uma nova amplitude na esfera da responsabilidade social corporativa no Brasil, “Cada vez mais as empresas estão se defrontando com a necessidade de incorporar a responsabilidade social aos seus objetivos de lucro. Ação socialmente responsável das empresas já ultrapassou o estágio de mera tendência para se transformar gradativamente em estratégia corporativa” (TREVISAN, 2002, p.3).
Pinto & Lara, ensinam que “Uma vez que a orientação mais moderna do marketing não mais está focada somente na preocupação com os clientes externos, mas