Ética/ direito/ direito constitucional
O presente trabalho tem por objetivo identificar a ética, moral e o direito como condutores das atividades sociais e profissionais, incluindo os direitos humanos fundamentais e suas relações com os diversos campos do direito.
Analisaremos em seguida o modo que se encontram organizados os poderes, descrevendo suas funções típicas, segundo a observação na atual constituição Federal do Brasil.
ÉTICA.
Ética, Moral e Responsabilidade Social.
Em qualquer sociedade que se observe, será sempre notada a existência de dilemas morais em seu interior. Os dilemas morais são um reflexo das ações das pessoas, e surgem a partir do momento em que, diante de uma situação qualquer, ação de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos, contraria aquilo que genericamente a sociedade estabeleceu como padrão de comportamento para aquela situação.
O comportamento das pessoas, enquanto fruto dos valores nos quais cada um acredita, sofre alterações ao longo da história. Tal fato significa que aquilo que sempre foi considerado como um comportamento amoral pode, a partir de determinado momento, passar a ser visto como um comportamento adequado à luz da moral quando, por exemplo, um país se envolve em uma guerra, os habitantes desse país (ou pelo menos grande parte deles) estão assumindo um comportamento que normalmente condenam em tempo de paz, qual seja matar seus semelhantes.
Os problemas relacionados com o comportamento do ser humano encontram se inseridos no campo de preocupações da Ética. Ainda que não torne os indivíduos “moralmente perfeitos”, a Ética tem por função investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo das várias fases da história. Essa função apresenta-se como de grande relevância, tanto no sentido de se entender o passado, quanto de servir como parâmetro para fixação de comportamentos “padrões”, aceitos pela maioria, visando a diminuir o nível de conflitos de interesses dentro da sociedade.
O termo ético assume diferentes significados,