Urbanismo
La Défense é um bairro nos municípios de Puteaux, Courbevoie e Nanterre, subúrbios de Paris, centro econômico, onde se situam as sedes de muitas grandes empresas francesas, centros comerciais etc. Localiza-se no prolongamento do “axe historique” (eixo histórico) que começa no Louvre e prosegue pela avenida de Champs-Élysées, Arco de Triunfo, até à ponte de Neuilly e a Grande Arche.
Em setembro de 1958, o Estabelecimento público para o planejamento de La Défense (Établissement public pour l'aménagement de La Défense, EPAD) criado pelo Estado para construir, administrar e animar o distrito. La Défense começa a desenhar-se. Um primeiro Plano de Ordenação é aprovado pelo Estado em 1964. Constroem-se os primeiros imóveis (Esso, a Torre Nobel). O Centro das Novas Indústrias e Tecnologias (CNIT) desenhado pelos arquitetos: Robert Camelot, Jean de Mailly e Bernard Zehrfuss, previsto em 1956, dantes do EPAD, inaugura-se em 1958 pelo General Charles De Gaulle por motivo da exposição Lhes Floralies. As torres que obedecem a este primeiro plano, chamadas de primeira geração, são todas de uma morfologia idêntica: uma base de 42 x 24 metros, limitadas a uma altura de 100 metros e de uma superfície de 30 000 m². Em 1966, a Torre Nobel (do arquiteto Jean de Mailly) é a primeira em levantar-se na La Défense.
No início dos anos 1970, para responder a uma considerável demanda, surgem as torres de segunda geração. O plano de 1964 modifica-se para aumentar a superfície dos imóveis. Os perímetros de 100 000 m² fazem seu aparecimento em edifícios como a Torre Fiat (hoje Areva), de 184 m de altura e 44 andares. A partir de 1973, a crise econômica diminui fortemente o desenvolvimento deste distrito: durante 4 anos não se vendeu nem um m² de escritórios.
Desde princípios dos anos 1980, para implementar a construção de La Défense, constroem-se torres de terceira geração, seguindo um modelo mais econômico: menos largas e menos altas (como as torres Pascal, Voltaire e todo o