Água na qualidade no alimento
O exemplo de uma empresa de saneamento do Estado do Paraná que adotou coagulação,floculação,decantação,filtração,desinfecção e fluoretação como processos se tratamento, segundo o artigo a água mesmo após passar por este tratamento está sujeita a contaminação, em locais de armazenamento nas residências geralmente pela falta de limpeza desses reservatórios.
São várias as utilizações da água nos alimentos desde o seu cultivo, até limpeza e sanificação dos mesmos. O artigo mostra dados da Organização Mundial de Saúde que diz que 80% dos leitos hospitalares ocupados em países em desenvolvimento são por pessoas com doenças causadas direta ou indiretamente pela água de má qualidade.
O artigo realizou um levantamento em seis estabelecimentos que ofereciam serviços de alimentação cinco deles com água tratada pelo sistema de abastecimento público e um com solução alternativa de abastecimento (poço).
Foi elaborado um check-list para obter informações sobre, origem da água, manutenção, limpeza e conservação do sistema interno de abastecimento destes locais.
O artigo relata a coleta de 3 amostras de cada estabelecimento de acordo com as normas de coleta de amostras de água para análise, ou seja a 1ª da entrada que abastece o sistema, a 2ª após passar pelo reservatório e a 3ª da principal torneira. Após a coleta foram realizados estudos físico-químicos como pH e turbidez e análises bacteriológicas pelo procedimento da AMERICAN PUBLIC HEALTH OF WATER AND WASTEWATER, para avaliação e contagem de coliformes fecais e totais usando a técnica de tubos mútiplos.
O