analise do filme os escritores da liberdade
Lizandra Borges da Silva
O filme Os Escritores da Liberdade evidencia os desafios educacionais em um contexto socioeconômico precário constituído de diversos problemas. O filme demonstra uma realidade vivida por jovens dos Estados Unidos da segregação racional da violência, exclusão racial e os desafios da sala de aula.
A história se inicia com a jovem recém-formada Erin Gruwell ingressando na escola Woodrow Wilson, na Califórnia, assumindo uma turma de alunos problemáticos e com ensino educacional deficiente. A professora se depara com uma situação deplorável em sala de aula, mesas riscadas, móveis ultrapassados, quadro de giz. Os alunos da sala erm diferentes nas nacionalidades, alguns faziam parte de gangues, se desrespeitavam, não se interessavam pelos estudos, a instituição não acreditava na potencialidade dos alunos o que foi perceptível aos olhos da professora. Ao perceber os problemas e o histórico de cada aluno a professora adotou novas medidas de ensino as quais de certa forma confrontaram a diretoria do colégio, induzindo a classe à participação ativas em suas aulas e entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem diariamente sobre seu cotidiano. Posteriormente indicou a leitura de livros relativos a história de Anne Frank, a finalidade principal era fazer com que os alunos observassem os acontecimentos e as barbáries que o mundo passou e refletissem sobre a necessidade de respeito e tolerância e que suas atitudes norteavam o caminho de suas vidas.
Apesar dos grandes desafios enfrentados, com o passar do tempo, os alunos se interessavam pelas atividades propostas pela professora reconhecendo seus ideais e a sociedade, pensando em suas escolhas e atitudes e acima de tudo a sua identidade e o seu papel diante do mundo.
O método usado pela professora promoveram o desenvolvimento acadêmico dos alunos e mudanças em suas vidas. O empenho da professora Erin Gruwell possibilitou aos alunos uma nova