cromatografia em papel
Realizar um experimento de cromatografia em papel, separar os corantes das tintas de um conjunto de canetas hidrográficas.
Cromatografia
A Cromatografia trata-se de um método físico utilizado para separar, identificar e purificar os componentes de uma mistura de compostos químicos. No método, a amostra é distribuída em duas fases, uma fase estacionária e outra móvel que se movimenta por percolação através da fase estacionária de forma tal, que cada componente da mistura é separado ou retido pela fase estacionária.
Esse processo ocorre, devido à adsorção dos componentes da mistura ao longo da fase estacionária. A separação é efetuada graças às diferenças dos coeficientes de distribuição dos diferentes componentes da mistura.
Existem inúmeros tipos de cromatografia disponíveis de acordo com os princípios físicos envolvidos na separação.
São elas: cromatografia por adsorção, cromatografia de partição, cromatografia de troca iônica, cromatografia de exclusão, cromatografia em coluna e cromatografia em papel.
O fator de retenção (Rf), também chamado na literatura de constante de corrimento, é a distância percorrida por cada composto em uma amostra, dividido pela distância percorrida pelo solvente.
O Rf,é uma constante física de cada composto em determinadas condições cromatográficas e segundo MARAMBIO(2007), uma vez que tenhamos calibrado o método para compostos conhecidos, e que tenham sido determinados em condições especificadas, para obtermos um padrão para a análise e identificação qualitativa de misturas de compostos.
Assim, compara-se este valor encontrado para a amostra com o padrão.
O cálculo do Rf é realizado medindo-se a distância que a substância se deslocou a partir do ponto em que foi aplicada (da), a partir do centro de gravidade da mancha e divide-se pela distância percorrida pela massa de solvente a partir do ponto da amostra (dm). Representação esquemática das medidas usadas na cromatografia em papel. (Fonte: MARAMBIO, 2007).