ácido acético em vinagre
Departamento de Química
Química Analítica Experimental
Prática 4
Potenciometria: Determinação do teor de ácido acético em vinagre
Setembro de 2013
Objetivos:
O experimento teve como objetivo a determinação do teor de ácido acético no vinagre comercial através do método de titulação potenciométrica.
Introdução:
A titulação potenciométrica consiste em acompanhar os vários estágios e determinar o ponto final de um processo de titulação por intermédio da medida do pH. Para a medida do pH, é necessário um potenciômetro que fornece diretamente os valores variáveis do pH à medida que a titulação avança. Esse método foi utilizado nesse experimento para monitorar a acidez de uma solução de ácido acético. Este é um ácido fraco que dissocia conforme a reação:
Em uma titulação potenciométrica, as variações no potencial de uma célula galvânica são observadas em função da quantidade de titulante adicionado. Este método é muito mais vantajoso que o visual, pois dificilmente é possível identificar com precisão o ponto de transição de cor de um indicador.
O ponto de equivalência da reação é revelado por uma súbita mudança do valor do pH com uma pequena variação de volume da solução titulante e qualquer método que detecte esta abrupta mudança de potencial pode ser utilizado. Neste experimento foi utilizada a determinação gráfica.
As curvas das titulações potenciométrica, isto é, o gráfico das leituras de pH contra o volume adicionado de titulante, podem ser levantadas ou pela plotagem manual dos dados experimentais, ou pela plotagem automática, mediante instrumentação apropriada, durante o decorrer de qualquer titulação. Em geral a curva é uma sigmóide. O segmento central da curva aparece os gráficos esquemáticos abaixo, e é evidente que o ponto final está localizado no segmento fortemente ascendente da curva, ou seja, se acha localizado a meia altura do salto sobre a curva de titulação.
A