Concentração de ácido acético no vinagre
Através da titulação é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida, chamada de solução padrão. Normalmente a solução padrão é colocada na bureta e é denominada titulante, já a solução-amostra, no nosso caso o vinagre, é colocado no Erlenmeyer juntamente com o indicador (fenolftaleína) e água destilada. Ambas as soluções são misturadas com o auxilio da bureta, até o ponto de equivalência ser atingido, que é indicado pela mudança de cor da solução. Nesse momento a titulação deve ser interrompida, pois a substância de interesse foi totalmente consumida pela reação.
Objetivos
Calcular a concentração de ácido acético presente no vinagre, expressando-a em quantidade de matéria do soluto (CH3COOH(l)) por litro de solução (vinagre), e também expressá-la em gramas de soluto por litro de solução (% massa por volume). Comparar os resultados obtidos com o valor de referência fornecido pelo fabricante do produto, sugerindo explicações para as possíveis discrepâncias.
Materiais e Métodos
Bureta;
Béquer 250 mL
Funil simples
Erlenmeyer
Conta gotas
Pipeta volumétrica
Pera de sucção
Água destilada
Fenolftaleína
Vinagre
Solução de NaOH
Em um erlenmeyer, colocamos 3 mL de vinagre (concentração de ácido acético = 4,2%) com o auxílio de uma pipeta volumétrica e pera de sucção, completamos com aproximadamente 75 mL de água destilada, e 4 gotas de fenolftaleína. Colocamos o erlenmeyer embaixo da bureta, e nesta adicionamos com um funil a solução de hidróxido de sódio, com concentração real igual a 0,1056 mol/L, tomando o cuidado de ambientá-la com a solução e retirar possíveis bolhas de ar. Feito todos estes procedimentos, começamos a despejar a solução de NaOH no erlenmeyer até o conteúdo apresentar tonalidade rosa, evidenciando a neutralização. Todos os procedimentos foram realizados duas vezes, para obtermos uma maior precisão dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Se