Relatório - determinação da concentração de ácido acético em vinagre por volumetria de neutralização
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA- IQB
LABORATÓRIO DE QUÍMICA I
ENGENHARIA QUÍMICA
STEPHANIE CAROLINE LEOPOLDO DE CORDOVA
PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO EM VINAGRE POR VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
Maceió
2014
A prática “Determinação da Concentração de Ácido Acético em Vinagre por Volumetria de Neutralização” teve como objetivo aplicar a volumetria de neutralização para determinar a concentração de ácido acético em uma solução comercial de vinagre.
Volumetria de Neutralização
A volumetria de neutralização ou titulometria consiste no método de análise volumétrica para determinação da concentração de uma solução mediante a utilização de uma solução padrão de concentração rigorosamente conhecida, contida numa bureta, que se adiciona lentamente à solução em análise. As duas soluções reagem rapidamente até se atingir o ponto de equivalência ou ponto final, determinado com o auxílio de um indicador.
As titulações podem ser classificadas segundo a reação química que ocorre durante a operação. Assim, consideram-se as seguintes titulações: titulação de ácido-base (usada quando a espécie química a dosear é um ácido ou uma base); titulação de precipitação (utilizada quando as reações levam à formação de precipitado); titulação de oxidação-redução (ocorre quando existe transferência de eletrões entre o titulante e o titulado) e titulação de complexação (usada quando se pretende dosear uma espécie química que origina um complexo estável).
Numa titulação, a solução de concentração conhecida é denominada por titulante sendo aquela cuja concentração se pretende determinar designada por titulado. O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto de equivalência ou ponto final da reação. Este é detectado pela variação de uma propriedade física ou