Os impactos socioambientais
UNINTER
ELOISE TEIXEIRA CARDOSO,
JADER RAFAEL FRIGO PINTO,
SIMONE APARECIDA DO PRADO,
TATIANA PATRICIA BORGES,
USINA HIDRELÉTRICA GOVERNADOR JOSÉ RICHA – HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO E SEUS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
ELOISE TEIXEIRA CARDOSO,
JADER RAFAEL FRIGO PINTO,
SIMONE APARECIDA DO PRADO,
TATIANA PATRICIA BORGES,
UTA - HISTORICIDADE – FASE I
Trabalho de História apresentado a UTA – Historicidade – fase I, no curso de Pedagogia no Centro Universitário Uninter.
Tutor Local: Simone Teresinha Soares Pinto.
Centro Associado Capitão Leônidas Marques.
CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
2014
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem como finalidade apresentar o histórico da construção, estrutura e as características da Usina Hidrelétrica Governador José Richa, mais conhecida como Salto Caxias, bem como também os impactos socioambientais negativos e positivos para a sociedade como um todo.
É de suma importância que se ênfase a este estudo, pois por meio de pesquisas e relatos é que foi possível entender e compreender melhor sobre o assunto.
Ao pesquisar sobre a sua construção pode-se perceptivelmente ver que ocorreram varias transformações, segundo a Companhia Paranaense de Energia (COPEL), a usina de Salto Caxias, foi projetada e executada dentro da legalidade. Entretanto, por mais que se tenham seguido normas e leis, os impactos socioambientais são visíveis.
No Paraná diversas usinas foram construídas nos últimos trinta anos, e uma delas é a usina Salto Caxias. A Usina foi construída numa região marcada pela história de conflitos envolvendo a posse da terra.
Essas questões só foram resolvidas no final da década de 80, quando começa então uma nova luta: a de um ressarcimento justo, novamente pela posse de terras, só que desta vez pela sua perda a partir