Estado Herdado e Estad Necessário
O Estado Herdado associava patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, hipertrofia com opacidade, insulamento com intervencionismo, deficitarismo com megalomania, não atendia ao projeto das coalizões de direita e muito menos daquelas de esquerda.
A principal característica do Estado Herdado é a situação não desejada, onde as políticas públicas não estão de acordo com as expectativas da população, pois se fosse diferente este seria denominado “Estado Ideal”. Normalmente o Estado Herdado tem caráter negativo, pois se caracteriza por um momento indesejado, como já ocorreu no Brasil: um Estado patrimonialista, autoritária e clientelista. O Estado Necessário, por sua vez, caracteriza-se por sua capacidade de fazer emergir e atender às demandas da maioria da população e colocar o país numa rota que leve a estágios superiores de civilização.
No Estado Necessário ocorre o processo de pesquisa, análise e adequação, processos que denomina-se: “Processo Evolutivo do Estado”, onde se tem uma problematização e uma evolução na melhora das condições de vida da população. A descoberta das reais necessidades da população é ponto chave do Estado Necessário, pois ao contrário seria prepotência (que é uma característica do Estado Herdado), onde se conhece as reais necessidades de outros, onde nem sempre uma necessidade é idêntica a do outro.
O “Estado Ideal” é aquele em que todas as necessidades e expectativas da população para uma vida com qualidade e sustentável procura promover um país mais justo e igualitário, este é o Estado Necessário. É, na verdade, o que almejamos há tempos: a Democracia!
Em resumo:
“ESTADO HERDADO” “ESTADO NECESSÁRIO”
Demagógico (não atende as necessidades); Satisfazer demandas, com ênfase dos excluídos;
Promessa de qualidade de vida; Busca da qualidade de vida;
Burocrático, autoritário; Cidadã;
Estatista, privatista; Socialista;
Não há accountability; Há accountability;
Clientelismo;