Concentração de ácido acético no vinagre
Diogo Émerson L. Carvalho, Gustavo Salvato, Erika Renate Sommerfeld
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Curso de Bacharelado em Química Tecnológica.
Resumo: Determinar a concentração de ácido acético num vinagre. É possível determinar a concentração de ácido acético no vinagre medindo-se o volume da solução de NaOH de concentração 0,1 mol/L. A substância reage completamente com o volume previamente medido da solução de vinagre.
Palavras-chaves: Titulação, cálculo estequiométricos.
______________________________________________________________________________________________
Introdução
Para determinar a concentração de determinado soluto em uma solução, os químicos geralmente realizam uma titulação, que envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão.
As titulações podem ser conduzidas usando reações ácido-base, precipitação ou oxirredução.
Para que se faça a titulação de uma solução desconhecida com uma solução padrão, é necessário encontrar alguma maneira de se determinar quando o ponto de equivalência da titulação foi atingido.
O ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem é conhecido como ponto de equivalência ou ponto de viragem da titulação.[1]
Os indicadores corados são substâncias assim designadas pelo facto de, pela sua cor, darem indicações ao observador sobre as espécies químicas que existem ou predominam num sistema material. Quando ocorre uma reacção química há alteração de concentrações das espécies presentes: os reagentes dão origem total ou parcialmente aos produtos de reacção. Em situação de equilíbrio químico há coexistência de reagentes e produtos, uns e outros em maior ou menor quantidade, consoante a extensão do equilíbrio, a sua maior ou menor deslocação no sentido directo ou inverso da reacção.[2]
Esses indicadores corados são de muita utilidade para a titulação e assim