Ciências sociais e a economia
Ciências econômicas é o estudo da produção e da distribuição de bens e serviços entre o individuo e as sociedades. Assim, entende-se que economia é o estudo de como os homens distribuem os produtos escassos para a produção de diversas mercadorias e assim distribuí-las com eficiência para o consumo da sociedade.
Desta maneira, as convergências entre ciências econômicas com a ciência social se da, pois a economia repousa sobre os humanos, ou seja, ambas a ciências estuda o comportamento humano. Então, a ciência social tem como elemento, entre vários, o estudo de aspecto econômico da vida do individuo. Assim, a economia abrange apenas uma das frações da ciência social, que é o estudo da ação econômica do homem, a qual envolve o processo de produção, a geração e a apropriação de renda, como também, o dispêndio e a acumulação.
Contudo, economia é uma ciência social que estuda a administração dos recursos escassos entre o uso alternativos e fins competitivos. É a ciência que esta relacionada com a prática de produção e distribuição de bens do individuo, caracterizando assim, uma relação com a ciência social.
O sistema capitalista é um sistema econômico que funciona de maneira diversa em relação aos outros sistemas econômicos. Deste modo, podemos definir sistema econômico como o modo de produção que se baseia então esse modo é a força produtiva e as relações sociais. Assim, força produtiva são as tecnologia e manutenção produtiva de uma sociedade; as relações sociais são definidas pela relação entre as classes sociais. Podemos concluir então, que o sistema econômico é o conjunto social da tecnologia de produção e as relações sociais, em que uma classe une suas forças produtivas para produzir os bens e a outra classe se apropria desses bens.
Baseando no que já foi dito, podemos dizer que o capitalismo e um modo de produção que possui quatro características de arranjos institucionais e comportamento que são: produção de mercadoria;