Economia como uma ciência social
Escassez: É o problema central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia. É preciso não confundir Escassez com a Pobreza, pois ambas são distintas. Respectivamente Escassez significa ter mais desejos do que bens para satisfazê-los, ainda que haja muitos bens, já a Pobreza significa ter poucos bens. Assim, o fenômeno da Escassez está presente em qualquer sociedade, seja ela pobre ou rica. Em países como os Estados Unidos e Suécia ela não é um problema tão grave como na Somália e na Etiópia, onde se quer as necessidades básicas da população são satisfeitas. Então a preocupação básica da Ciência Econômica é a escassez, onde a dura realidade da escassez decorre da necessidade de escolha, já que não se pode produzir tudo aquilo que as pessoas desejam.
Por que a Escassez existe? A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos bens são infinitas, são ilimitadas ao passo que os recursos produzidos à disposição da sociedade e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos são insuficientes para produzir o número de bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.
Economia:
Conceito: O significado da palavra Economia vem do grego Oikos nomos que temos então: “Administração da Casa”; “ Administração de uma Coisa Pública, ou de um Estado”; Possui o objetivo é atender ao máximo as necessidades da população e se os recursos são limitados, então a administração desses recursos tem de ser feita de maneira cuidadosa, econômica, racional e eficiente. Em outras palavras: É necessário “Economizar” recursos. A Economia estuda a maneira como se administram recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu