gravidez ectopica
Trabalho de enfermagem e saúde da mulher
Grupo: Larissa Cristine Molinaro Julia Fiszer Ingrid Alves
Turma: 3351
Outubro/2014
Gravidez ectópica
Gravidez ectópica é um problema que surge quando o óvulo fecundado implanta-se de forma equivocada em outras estruturas que não o útero. A forma mais comum de gravidez ectópica é a gravidez tubária, que ocorre dentro das trompas de Falópio.
O que é gravidez ectópica.
Fatores de risco para gravidez ectópica.
Sintomas da gravidez ectópica.
Diagnóstico da gravidez ectópica.
Tratamento da gravidez ectópica.
O processo normal de formação de uma gestação consiste nos seguintes passos:
Ovulação → migração do óvulo para uma das tubas uterinas (trompas de Falópio) → encontro do óvulo com um espermatozoide → fecundação do óvulo → migração do ovo (óvulo fecundado) pela tuba uterina em direção ao útero → implantação do ovo na parede do útero/ endométrio (nidação).
A gravidez ectópica surge quando algo de errado ocorre nos 2 últimos passos(migração e a nidação). Em 98% dos casos de gestação ectópica, o ovo não percorre todo o caminho e acaba se alojando precocemente na parede de uma das trompas. Nos 2% restantes, a implantação do ovo ocorre em outras estruturas, como ovário, colo do útero ou cavidade abdominal.
A gravidez ectópica é uma gestação sem futuro. O ovo além de não conseguir se desenvolver normalmente fora do útero, também pode causar grave lesão das estruturas que o rodeiam. Se não for tratada, a gravidez ectópica apresenta elevado risco de morte. Até o princípio do século XX, a mortalidade situava-se acima de 50%. Felizmente, com as atuais técnicas de diagnóstico e tratamento, a taxa de mortalidade da gravidez ectópica caiu para menos de 0,05%.
Gestações fora do útero correspondem a cerca de 1 a 2% de todas as gravidezes. O diagnóstico costuma ser feito ao redor da 8 semana de gravidez.
Fatores de