Àceticos
TEMA 1º PERIODO NOITE
OS CÉTICOS AO AQUECIMENTO GLOBAL
Um dos nomes mais importantes entre os céticos é o Bjorn Lomborg, um dos principais das correntes céticas em todo o mundo.
Há duas vertentes principais: uma acredita que o mundo de fato está se aquecendo, mas não por interferência humana. Parte dessa corrente acredita ainda que em pouco tempo esse aquecimento temporário terá fim.
Os céticos mais radicais, porém, são contrários à própria tese de que as temperaturas estão em elevação. Para esses especialistas, o mundo já se encontraria em um período de resfriamento – demonstrado pelo fato de 2008 ter sido mais frio do que os três anos anteriores.
De maneira geral, consideram que a capacidade humana de interferir no clima global por meio da emissão de CO2 é mínima. Seria tão pequena que os instrumentos modernos nem sequer teriam condições de medi-la.
Uma corrente significativa considera que, em vez do gás carbônico, o vapor d’água é mais importante para a manutenção da temperatura.
A maior parte dos céticos aponta ainda a variação na atividade solar e os ciclos de aquecimento do Oceano Pacífico como razões naturais e normais para sucessivas variações climáticas de aquecimento e resfriamento.
Sustentam que, no norte do globo, o derretimento não está afetando a Groenlândia.
No sul do planeta, observam que o derretimento do gelo se limita à Península
Antártica, a região mais próxima do continente americano, devido à passagem de correntes marítimas um pouco mais aquecidas. Por outro lado, apontam que há um acréscimo na queda de neve em 98% do interior do continente. Isso anularia a teoria de que as calotas polares estão comprometidas pelo aquecimento.
Sustentam que, no norte do globo, o derretimento não está afetando a Groenlândia.
No sul do planeta, observam que o derretimento do gelo se limita à Península
Antártica, a região mais próxima do continente americano, devido à passagem de correntes marítimas um