X
- Resumo -
Mutação é uma alteração na estrutura do material genético que pode levar a uma mudança no fenótipo do indivíduo. As mutações são fontes importantes para a variabilidade genética, pois fornecem novos dados genéticos.
Sem a mutação os organismos não seriam capazes de evoluir e se adaptar as mudanças ambientais. Elas envolvem alterações na molécula de DNA, podendo haver mudanças no fenótipo, porém, as alterações cromossômicas numéricas e estruturais também podem fazer com que haja alterações fenotípicas herdáveis.
Uma mutação ocorre em decorrência de substituições em pares de base que originam as mutações pontuais. Como consequência, a sequência de aminoácidos de uma proteína pode ser alterada. Caso tal mudança altere a atividade bioquímica da proteína, poderá interferir no fenótipo. Além disso, a substituição do par de bases pode mudar o códon original para um códon finalizador, resultando em um término antecipado da síntese de uma proteína.
Devido a redundância do código genético, nem todas as alterações de pares de bases levam a um aminoácido alterado na proteína, chamadas de mutações silenciosas.
Classificação das Mutações
Mutação Somática: Ocorre em genes de células somáticas e permanece restrita ao indivíduo que a porta, não sendo transmitida aos descendentes.
Mutação Germinativa: Ocorre em células que originam gametas, sendo de natureza sem uma causa aparente. Podem ser devido a erros na replicação do DNA ou a mutagênicos químicos e físicos.
Agentes Mutagênicos
AGENTES FÍSICOS
Temperatura: O aumento da temperatura promove a quebras das ligações entre os átomos.
Radiações: Incluem radiações ionizantes de alta energia e radiações não-ionizantes de baixa energia, cada uma induzindo mutações por sua ação sobre o DNA.
» Radiação Ionizante
Quanto menor o comprimento de onda, maior a energia dos fótons eletromagnéticos, resultando em penetração nas células e tecidos. Os fótons podem colidir com um dos elétrons do átomo e fazê-lo