Condiloma
Trabalho de Biologia
Nomes: Amanda Letícia e Carolina Begnini
Nºs: 1 e 5
Disciplina: Biologia
Professora Clanir A.
Foz do Iguaçu
2015
Introdrução:
O tema abordado a seguir fala sobre a DST, Condiloma Acuminado.. No qual o alvo é tanto quanto mulheres, quanto homens e crianças durante o parto. A doença é prevenida pelo uso da camisinha, pela vacina e tem tratamento que depende de quem o precisa, ácidos ou pomadas.
Há um surto na adolescência onde a vacina é gratuita em meninas de 9 até 13 anos.
Desenvolvimento:
Condiloma acuminado é mais conhecido como verruga genital. É uma DST (doença sexualmente transmitida) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer. Os sinais e sintomas são presentes nos órgãos genitais, e também podem surgir na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. As formas de contagio são pelo contato oral-genital, genital-genital, manual-genital. Dá-se também quando ocorre o contato com a pele contaminada. Roupas íntimas, toalhas, saunas e vasos sanitários contaminados podem, também, propiciar o condiloma. Pesquisas apontam que essa DST pode estar relacionada à incidência de alguns cânceres, como o de colo de útero.
Formas de prevenção:
Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos de HPV mais presentes no câncer de colo do útero. Essa vacina, na verdade, previne contra a infecção por HPV. Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas.
É fundamental deixar claro que a adoção da vacina não substituirá a realização regular do exame de citologia. Trata-se de mais uma estratégia possível para o enfrentamento do problema e um momento importante para avaliar se há existência de DST. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a