condiloma
O condiloma acuminado ou verruga genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) que se caracteriza pela formação de verrugas no períneo, conhecidas popularmente como crista de galo ou jacaré. É causada pelo vírus HPV, da família Papilomaviridae. A transmissão do vírus é sobretudo na relação sexual, mesmo que não haja penetração, mas pode ocorrer também por roupas íntimas contaminadas . As lesões atingem a pele do pênis, a glande, a uretra, nádegas, ânus, vagina e regiões próximas. As lesões que ocorrem no reto não são necessariamente causadas por sexo anal.
O condiloma acuminado é uma DST transmitida pelo sexo oral vaginal e anal, e também pela masturbação em casal. Pode ser transmitida também por contato indireto do tipo utilizar sanitários públicos.
Na citologia oncótica (exame preventivo, quando se colhe material para exame microscópico), quando há suspeita de alterações relacionadas ao HPV, deve-se realizar a colposcopia com biopsia dirigida, única forma de se fazer diagnóstico definitivo desta patologia, para então ser instituída a terapêutica adequada.
O HPV pode ser transmissível tanto sexualmente quanto através de instrumental não adequadamente esterilizado. "Pode-se transmitir o HPV, por exemplo, em um exame ginecológico de rotina. Daí a importância das pessoas procurarem centros médicos confiáveis", destaca.
O HPV também pode manifestar-se em pacientes com baixa imunidade, pessoas mais sujeitas a desenvolverem a doença, e também em gestantes, pois a gravidez favorece o desenvolvimento das lesões, mas a contaminação fetal durante a gravidez é pouco provável. Alguns especialistas defendem a cesariana como forma de evitar a contaminação ao nascimento.
Tratamento
O tratamento é a base de medicamentos e a prevenção é evitar relações sexuais sem proteção com indivíduos contaminados.
Causado pelo HPV (Vírus do papiloma humano), estas verrugas podem confluir formando um largo emaranhado. Essas lesões podem ser minúsculas ou estar