`x `bn x`
Melatonina - é um hormônio secretado pela Glândula Pineal, (uma região no centro de nosso cérebro, do tamanho de uma ervilha) assim que nós fechamos os olhos para dormir. é produzida á noite para regular nosso ciclo de sono, e a quantidade produzida parece diminuir a medida que envelhecemos.
Glândula pineal - está localizada no centro geométrico do cérebro. l é aproximadamente do tamanho de uma ervilha, estando situada no centro do cérebro em uma pequena concavidade atrás e acima da glândula pituitária, a qual se localiza um pouco atrás da base da raiz do nariz. A Pineal está localizada diretamente atrás dos olhos, conectada ao terceiro ventrículo.
A verdadeira função dessa glândula misteriosa tem sido observada há longa data por filósofos e místicos. Os gregos antigos acreditavam ser a pineal nossa conexão com o a "dimensão, o reino do pensamento". Descartes a chamava o centro da alma. Essa glândula é ativada pela luz, e controla os vários bioritmos do corpo. Ela trabalha em harmonia com o hipotálamo que governa as sensações físicas de fome, sede, desejo sexual e o relógio biológico que determina nosso processo de envelhecimento.
Ciclo circadiano - é um mecanismo do corpo para ajustar o relógio biológico. O corpo tem um tipo de marcapasso interno, ou relógio, centralizado no cérebro. Esse relógio governa o apetite e o sono, e o cérebro gosta de se manter no horário com base nesse relógio.
Ciclo infradiano - com duração maior que 24 horas Um bom exemplo de ritmo infradiano é o do ciclo menstrual, que ocorre de 28 a 30 dias
Ciclo ultradiano - O ritmo ultradiano pode ser exemplificado pela sonolência - sentimos sono no meio do dia e à noite.
Estivação - Há espécies animais que necessitam de ambientes húmidos. Por exemplo, a minhoca colocada ao sol morre rapidamente; na