X=x=x=x=x
Projeto Sustentável
Componentes:
• Romario Rigoli
• João Venicios
• Geovane Rozin
• Jonathan Janke
Capítulos:
1. Introdução.
2. Contexto sobre energia renovável.
3. Energia eólica.
4. Energia solar.
5. Energia das marés.
6. Hidroeletricidade.
7. Critica Social.
8. Conclusão.
9. Referencias.
1. Introdução:
Todo ano, cresce a demanda mundial de energia com o aumento das populações e do consumo. É cada vez mais necessário buscar fontes alternativas que não degradem os recursos do planeta nem comprometam a sobrevivência das espécies. Ainda há muito que se descobrir sobre o uso eficiente das energias renováveis, mas elas estão mais próximas do que parece da adoção em larga escala. As pesquisas do Centro de Tecnologia Alternativa (CAT) mostram que já há soluções práticas, baratas e disponíveis, para pequenos e grandes consumidores.
O maior obstáculo é que, além do custo comparativamente mais baixo dos combustíveis poluentes como carvão e petróleo, as fontes não-poluentes não são totalmente controláveis: se o inverno for prolongado, se houver pouco sol, pouco vento, ou se a seca diminuir o volume dos rios, o fornecimento de energia pode ser comprometido. Sinal disso é que, mesmo com toda chuva e vento da ilha Britânica, o CAT conta com um gerador a diesel para garantir a eletricidade numa emergência.
2. Contexto sobre energia renovável:
O conceito de Energia Renovável aplica-se a qualquer fonte de energia ilimitada, ou seja, fontes de energia em que a sua utilização “hoje” não implica diminuição da sua disponibilidade “amanhã”:
As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada