Renal
19(4):[07 telas] jul.-ago. 2011 www.eerp.usp.br/rlae Artigo Original
Fatores que dificultam a integralidade no cuidado em hemodiálise1
Cinthia Dalasta Caetano Fujii2
Dora Lúcia Leidens Corrêa de Oliveira3
Este artigo teve como objetivo analisar, sob a ótica da equipe de saúde e dos usuários, os fatores que podem dificultar a prática da integralidade do cuidado em uma unidade de hemodiálise.
Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com dezesseis profissionais de saúde e oito usuários de um hospital de ensino do Rio Grande do Sul, tendo sido, posteriormente, feita a análise de conteúdo temática.
Essa análise sugeriu que, dentre os fatores que dificultam a prática da integralidade no cuidado em hemodiálise, se destacaram deficiências na rede de serviços, demora no acesso a exames diagnósticos e a consultas com médicos especialistas e reduzido número de profissionais nas equipes de apoio. Concluiu-se, então, que a ampliação na rede de serviços de saúde e o estabelecimento de interface efetiva entre os serviços de hemodiálise e essa rede poderão representar a superação das dificuldades apontadas, e, assim, contribuir para a integralidade no cuidado em hemodiálise.
Descritores: Unidades Hospitalares de Hemodiálise; Necessidades e Demandas de Serviços de
Saúde; Assistência Integral à Saúde.
1
Artigo extraído da dissertação de mestrado “Desafios da Integralidade no cuidado em hemodiálise: a ótica da equipe de saúde e dos
2
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. E-mail: cinthiacaetano@yahoo.com.br.
3
Enfermeira, Doutora educação em saúde, Professor Associado, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
usuários”, apresentada a Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Alegre, RS, Brasil. E-mail: dora@enf.ufrgs.br.
Endereço para correspondência:
Dora Lúcia Leidens Corrêa de Oliveira
Universidade Federal do