renal
Introdução
Insuficiência Renal Crônica
Insuficiência Renal Aguda
Os Principais Fatores de Risco para desenvolvimento da LRA
Sobre as Vitaminas
Sintomas da Insuficiência Renal
Pedras no Rim
Cuidados com o Paciente
Conclusão
Introdução
Rim é um órgão excretor, mas que também está envolvido na regulação do volume e da composição dos líquidos corporais, além de exercer funções metabólicas e endócrinas especificas. A unidade funcional é o néfron, cerca de 1,3 L de sangue passa pelo o néfron por minuto. Faz a taxa de filtração glomerular (TFG). (Isso varia de acordo com sexo e idade).
O filtrado formado no glomérulo passa inicialmente pelo túbulo contornado proximal, e a segue ela alça de Henle e passa pelo túbulo contornado distal até os ductos coletores. Durante esse processo, o filtrado é modificado de acordo com as necessidades do organismo através de reabsorção e secreção pelos túbulos. Se a excreção não for ótima em conseqüência de doença renal, os níveis séricos de uréia e de elitrolitos podem tornar-se elevados. (Torna sintomático).
Os rins também são responsáveis pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico, excreção de catabólitos, controle da pressão arterial e função reguladora hormonal. Para a manutenção da homeostase, os rins retiram do sangue a ureia e o ácido úrico, reabsorvem a albumina, o como o fósforo e o hidrogênio, e secretam hormônios para o controle da pressão arterial, do cálcio e fósforo, e participam do mecanismo de eritropoiese .
Os rins humanos, à semelhança do que ocorre em vários outros órgãos, também apresentam modificações estruturais e funcionais decorrentes do envelhecimento, tais como redução do peso e do volume, maior número de glomérulos com esclerose global e redução do fluxo plasmático e da taxa de filtração glomerular. Quando os rins perdem a capacidade de exercer suas funções regulatórias, excretórias e endócrinas