RENAL
RELATO DE CASO DE CONDUTA DIETOTERÁPICA PARA PACIENTE COM PATOLOGIA RENAL.
Paloma Oliveira Antonino de Assis(1); Vanessa Mota Filgueiras (2); Vanessa Resende de Luna (2); Thaisa do Nascimento Rodrigues (2); Sônia Cristina Pereira de Oliveira (3); Maria José de Carvalho Costa (4); Fernanda Cristina de Lima Pinto (4).
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Nutrição/MONITORIA
RESUMO
Trata-se de um estudo de caso de uma paciente que se encontrava internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) - UFPB. Os dados foram coletados de um prontuário da clínica médica. Este trabalho tem por objetivo apresentar um caso clínico, avaliando o estado nutricional da paciente, propondo uma dietoterapia adequada ao seu caso, visando uma melhora no seu quadro clínico e na sua qualidade de vida. A paciente em questão apresentava patologia renal, com diagnóstico provável ou definitivo Síndrome Nefrótica, Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva (GNRP), Insuficiência Renal Crônica (IRC) e Doença de Berger. Foi realizada a avaliação nutricional da paciente, onde foi observado que a mesma estava com seu estado nutricional classificado em magreza grau II e apresentava desnutrição moderada, segundo a adequação da circunferência do braço (CB). Foi proposta uma dietoterapia tomando por base a patologia da paciente, com macronutrientes, micronutrientes e ingestão hídrica adequados ao seu caso.
PALAVRAS-CHAVES: Estudo de caso; Patologia Renal; Dietoterapia
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordadas especificamente as seguintes patologias renais: Síndrome Nefrótica, Glomerulonefrite Rapidamente progressiva (GNRP), Insuficiência Renal Crônica (IRC) e Doença de Berger. A Síndrome Nefrótica é um grupo de sinais e sintomas incluindo proteína na urina, nível baixo de proteína no sangue e inchaço (edema). A urina pode também conter gordura visível ao microscópio e aumento do colesterol no sangue em muitos casos. É causada por