¨Versões e traduções da bíblia
INTRODUÇÃO:
1 - A BÍBLIA LIVRO DIFERENTE.
A bíblia tem alguma coisa diferente de todos os livros deste mundo. A sua preservação por tanto séculos e a sua divulgação, sendo aceita e apreciada por tantas pessoas de classes, condições e profissões diferentes. Reis, filósofos, poetas, estadistas, sacerdotes, médicos, republicanos, pescadores, etc...
Escreveram: Um no deserto de Sinai, outro no palácio de Jerusalém, outro junto ao Rio da Babilônia, outro na cadeia de Roma, outro na Ilha de Pátimos. Há um período de quase 1.600 anos entre o primeiro e o último escritor.
Os Materiais Apresentados São: História, geografia, lei, ética, profecia, ciência, higiene, economia, política e regras para conduta pessoal.
Tudo isso forma uma unidade, expondo o plano de Deus na salvação dos pecadores.
Gênesis é o começo. Apocalipse a consumação.
De Gênesis a Malaquias - A salvação necessária, prometida e crucificada.
Os quatros Evangelhos - A salvação realizada.
De Atos a Apocalipse - A salvação aplicada e consumada.
2 - IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA NA HISTÓRIA
A Bíblia é uma das mais importantes fontes históricas da Antiguidade. Ela certamente foi redigida entre os séculos VI (época do cativeiro de Babilônia) e II A.C. É constituído de numeroso livros e divide-se em duas partes: - Antigo Testamento e Novo Testamento.
ESCRITA E LITERATURA
Entre os Hebreus, povo de língua Semita, surgiu muito cedo uma escrita própria. A arqueologia revelou a existência de uma escrita a partir de meados do segundo milênio AC. (época do êxodo). Aos poucos, porém, eles, foram substituídos, em sua escrita, a sua língua original pelo Aramaico, que era a língua comercial e diplomática do Oriente. O alfabeto hebraico atual é uma variedade do Aramaico, que juntamente com a língua Aramaica, tornou-se muito difundido, suplantando os outros alfabetos e