Tiristores
TIRISTORES
Introdução
Os tiristores são uma família de quatro dispositivos da camada de semicondutores (pnpn), usado para grandes quantidades de controle de corrente por circuitos eletrônicos de baixo consumo de energia. A palavra tiristor, vem do Grego, significa porta. O nome é um reflexo da função que realiza este componente: uma porta que permite ou impede a passagem de corrente através dele. Como os transistores podem operar em qualquer lugar entre corte e saturação, tiristores vez apenas alternar entre dois estados: corte e condução, por isso podemos dizer que são dispositivos de comutação.
Funcionamento
O nome Tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo em comum uma estrutura de no mínimo quatro camadas semicondutoras numa seqüência P-N-P-N (três junções semicondutoras), apresentando um comportamento funcional. Os tiristores permitem por meio da adequada ativação do terminal de controle, o chaveamento do estado de bloqueio para estado de condução, sendo que alguns tiristores (mas não todos) permitem também o chaveamento do estado de condução para estado de bloqueio, também pelo terminal de controle.
Tipos de tiristores e suas especificações
Dentro da família dos tiristores, existem tipos mais significativos: Shockley diodo, SCR (retificador controlado de silício), GCS (Gate Interruptor Controlado), a SCS (Silicon Chave Controlada), MCT. Diac e Triac.
SCS – chave Controladora de Silício Também conhecido como Tiristor tetrodo, possui gatinho tanto para o anodo quanto para o catodo e é usado para chaveamento, a presença de dois terminais de gatilho faz com que ele tenha uma maior precisão e controle (descrito por Kuphaldt, 2000), particulamente sobre o modo defalha chamado “comutação forcada” perminrino que o mesmo seja desligado por uma força externa sem necessidade de interrupção na corrente de