Tiristor
SCRs - TRIACs
SCRs O SCR (tiristor) é um componente eletrônico semicondutor que trabalha de forma semelhante a um diodo, ou seja, permite a passagem da corrente em um único sentido, mas no início de sua condução é regulado por um eletrodo especial, que recebe o nome de gate (porta).
O gate, através de um impulso elétrico, permite então a condução do SCR.
O SCR é formado por uma estrutura de 4 regiões semicondutoras PNPN. Se dividirmos essa estrutura em duas partes, veremos que cada uma delas forma um transistor.
O SCR (Silicon Controlled Rectifier) é conhecido como tiristor. O nome tiristor é proveniente do inglês THYRISTOR (thyratron + transistor, onde o thyratron é um retificador a gás usado antigamente).
A aplicação principal do SCR está no chaveamento eletrônico, onde as tensões de bloqueio e controle de corrente de um transistor não são suficientes. Veja a seguir a estrutura das quatro regiões semicondutoras de um tiristor ou SCR.
[pic]
Observa-se na figura acima duas junções PN; a primeira forma a anodo e a última o catodo.
A região que fica junto ao catodo é o gate (porta) que tem a função de levar o dispositivo à condução.
Como essas regiões são divididas em duas partes formando cada uma delas um transistor, observamos que temos um transistor PNP que é constituído pelo anodo e suas regiões contíguas e um outro transistor NPN, que é constituído pelo catodo e as duas regiões acima dele. Esses transistores são unidos eletricamente nas seguintes regiões:
- a base do PNP com o coletor do NPN
- o coletor do PNP com a base do NPN
Veja na figura a seguir a estrutura dessa ligação.
[pic]
O circuito assim obtido forma uma estrutura fortemente realimentada, e dessa forma, qualquer sinal de corrente aplicado ao gate é amplificado e sai pelo coletor do transistor NPN. a) O sinal é então aplicado à base do PNP e é amplificado novamente em seu coletor. b) Este