tiristores
ELETROMECÂNICA
SÃO LUÍS- MA
SÃO LUIS – MA
2014
INTRODUÇÃO
Tiristores são interruptores não mecânicos em estados sólidos, comandados por uma pequena corrente elétrica em um terminal chamado gate assim como nos diodos a condução da corrente ocorre em um só sentido assim também nos SCR que serão comentados neste trabalho se diferenciando apenas no que diz que ser necessário acionar o seu disparo, ou seja, ele precisa de um pulso no seu gatilho para conduzir, e para corta a corrente basta aguardar o semi-ciclo negativo da rede. O DIAC é o diodo de corrente alternada possui três camadas semicondutoras como transistor se diferenciando no que diz a quantidade de dopagem entre os semicondutores que devem ser iguais. O TRIAC o triodo de corrente alternada desempenha a função de dois SCRs numa operação de onda completa, e o seu disparo pode tanto ser feito com pulso negativo quanto com pulso positivo. Retificadores com controle funcionam com os diodos só que estes são substituídos por tiristores SCR podendo assim controlar a tensão na saída no caso de meia onda dentre outras informações que serão oferecidas no decorrer deste trabalho. Os inversores são responsáveis por gerarem tenção CC a partir de Ca e vice versa, podendo também gerar de formas iguais mais com diferenças de frequência.
TIRISTORES
São dispositivos semicondutores de potência com quatro camadas PNPN, usados como chaves eletrônicas. A principal vantagem que oferecem é converter e controlar grandes quantidades de potência em sistemas AC ou DC, utilizando apenas uma pequena potência para o controle.
TIPOS DE TIRISTOR
SRC (Silicon Controlled Rectifier): Retificador Controlado de Silício; GTO (Gate-Turnoff Thyristor): Tiristor de Desligamento por Porta; TRIAC; DIAC; SCS (Silicon Controlled Switch): Chave Controlada de Silício;MCT