tiristores
Curso Técnico de Mecatrônica
Trabalho de
Pesquisa Técnica
Eletrônica Industrial
Belo Horizonte__19___ de março de 2013.
TIRISTORES
Tiristores são dispositivos semicondutores, na realidade chaves semicondutoras , constituídos por quatro ou mais camadas semicondutoras ( por exemplo P-N-P-N).
O tiristor é um dispositivo biestável que pode ser chaveado do estado de corte para o de condução e vice-versa; a situação da chave em cada um destes estados depende de realimentação regenerativa associada com a sua estrutura.
Apresenta 2, 3 ou 4 terminais e pode ser unidirecional ou bidirecional.
Classificação dos Tiristores
SCR (Silicon Controlled Rectifier), Retificador Controlado de Silício;
TRIAC ( Triode Alternating Current), Triodo de Corrente Alternada;
GTO (Gate Turn-Off), Tiristor Bloqueável pelo Gate;
SCS (Silicon Controlled Switch), Chave Controlada de Silício
LASCR (Light Ativated Silicon Controlled Rectifier), SCR Ativado por Radiação Luminosa, e outros.
O SCR
O diodo controlado de silício (silicon controlled rectifier – SCR) é sem dúvida o dispositivo de maior interesse, atualmente, da família de dispositivos PNPN. Ele surgiu pela primeira vez em l956, e foi desenvolvido por um grupo de engenheiros do Bell Telephone Laboratory. Algumas das áreas de maior interesse de aplicações do SCR incluem controles e relés, fontes de tensão regula da, chaves estáticas, controle de motores, choppers, inversores, cicloconversores, carregadores de baterias, circuitos de proteção, controles de aquecedores, e controles de fase.
Nos últimos anos, tem sido projetados SCRs para controlar potências da
ordem de lO MW, com capacidades individuais da ordem de 2OOO A com l8OO V. A faixa de freqüência atinge até 5O KHz, permitindo algumas aplicações em altas freqüências tais como aquecimento por indução e purificação ultra-sônica.
Estrutura e Símbolodo SCR
A