Bibliologia
UTILIZADAS NAS IEQS
Marli Borges Varella
Juliana Maria de Souza
Rachel Gomes
Vivian Cristina Silveira Helbig
Professora Roseli Reinert
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre em Teologia – Bibliologia
18/03/13
RESUMO
Este trabalho se propõe, a empreender uma coleta de informações na IEQ, no sentido de averiguar quais as versões da Bíblia é a mais utilizada hoje. As sagradas escrituras tem um objetivo precioso para Deus perante a nós, pois através dela podemos nos fortalecer, aprender, conhecer a vivencia e o que Deus significa em nosso meio. Partindo dessa ideia desde o princípio da tradução, a linguagem, o material e o principal conteúdo tem sido fundamental, para os que se dedicaram a nos trazer as revelações de forma simples e clara as suas respectivas traduções.
PALAVRAS-CHAVES: Bíblia; Versões; Igreja.
1 INTRODUÇÃO
A Bíblia Sagrada era originalmente escritas em rolos de pergaminho e também em papiros. Sua história vem de longo de séculos de história, onde foi sendo modernizada e se tornando de fácil entendimento, quando foi traduzida para as línguas nativas dos povos e depois, colocada de forma coloquial. Observando os dias de hoje, e as várias versões de Bíblias e traduções, foi feita uma pesquisa na IEQ Petrópolis II e na IEQ do Boehmerwaldt, para analisarmos as versões mais utilizadas em nossas igrejas.
2 DESENVOLVIMENTO
Temos conhecimento de várias traduções que circulam pelo Brasil, entre elas a Nova Tradução Internacional (NVI), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Bíblia João Ferreira de Almeida em suas versões: Revista e Corrigida (AC), Aplicação Pessoal, Thompson, DAKE e Bíblia de Estudo da Mulher.
2.1 A VERSÃO MAIS UTILIZADA
Com apuração de nossa pesquisa, concluímos que a versão mais utilizada, nas igrejas que pesquisamos é a versão ARC – Versão Almeida Revista e Corrigida. Almeida Revista e Corrigida é como é conhecida a versão da tradução da Bíblia de